IMPLICAÇÕES ENUNCIATIVAS E IDEOLÓGICAS DA ENGENHARIA DE PROMPT NO CHATGPT: um estudo sobre a construção discursiva da misoginia entre jovens Incels

Autores

  • Kendra Silveira UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Márcia Helena de Melo Pereira UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Palavras-chave:

Engenharia de prompt, ChatGPT, Misoginia, Discurso Incel, Enunciação, Círculo de Bakhtin

Resumo

 Neste artigo, objetivamos investigar as implicações enunciativas e ideológicas da engenharia de prompt no ChatGPT, especialmente em interações sobre o conservadorismo entre jovens incels e a misoginia presente nesse grupo. Teoricamente, nos embasamos nos pressupostos do Círculo de Bakhtin, com ênfase no dialogismo, na concepção responsiva da enunciação e na relação entre linguagem e ideologia, conforme proposto por Bakhtin (2010; 2011) e Volóchinov (2021). Metodologicamente, conduzimos interações com o ChatGPT a partir de prompts elaborados segundo parâmetros estruturais específicos, utilizando personas incel com perfis diferenciados, e analisamos as respostas geradas à luz de seus posicionamentos discursivos e axiológicos. As análises evidenciaram que os enunciados produzidos pelo modelo refletem negociações ideológicas complexas, variando entre posturas empáticas e afirmações misóginas, a depender da configuração dos prompts. Concluímos que a engenharia de prompt funciona como dispositivo de mediação discursiva que condiciona o posicionamento ideológico da IA, evidenciando vulnerabilidades éticas e discursivas relevantes para os estudos sobre linguagem e tecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kendra Silveira, UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Graduada em Letras Modernas (Português, Inglês e suas respectivas literaturas) pela mesma universidade. Foi voluntária (2019 - 2020) e bolsista UESB (2020 - 2023) de Iniciação Científica, sob orientação da Professora Doutora Márcia Helena de Melo Pereira, desenvolveu pesquisas na área de Linguística Textual, estudando, principalmente, a atuação dos gêneros discursivos, da textualidade à hipertextualidade, com ênfase em comentários no TikTok a partir de uma análise bakhtiniana, bem como as relações dialógicas neste ambiente digital. Atualmente, pesquisa a polifonia em textos produzidos pelo ChatGPT 4.0, aprofundando sua investigação sobre os processos dialógicos na linguagem. Possui formação técnica em Nutrição e Dietética pelo Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Adélia Teixeira (CEEPS) e formação técnica em Teatro pelo Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães (CMLEM).

Márcia Helena de Melo Pereira, UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Márcia Helena de Melo Pereira é doutora e mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente, é professora titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (DELL), campus de Vitória da Conquista, onde atua na graduação em Letras (Modernas e Vernáculas) e no quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin/UESB). É pesquisadora dos seguintes grupos de pesquisa: Grupo de Pesquisa em Estudos da Linguagem (GPEL/UESB), Grupo O Círculo de Bakhtin em diálogo (UEPB) e Grupo de Estudos Bakhtinianos (GEB/Unesp Assis). É membro do GT de Linguística de Texto e Análise da Conversação da ANPOLL. No campo teórico, desenvolve pesquisas sobre processo de construção de textos, gênese de textos, relação entre estilo individual e estilo de gênero, gêneros digitais, crítica genética, autoria e ensino de texto. Tem interesse por pesquisas nas áreas de Linguística e Linguística Aplicada, com ênfase na subárea de Linguística de Texto, além dos seguintes assuntos: gêneros discursivos (incluindo os digitais), autoria, estilo, ensino-aprendizagem, etc. Também atua como Coordenadora da banca de correção do Projeto Lápis na Mão, iniciativa da TV Sudoeste, Bahia, afiliada da Rede Globo.

Referências

ABU SHAWAR, B.; ATWELL, E. Chatbots: Are they Really Useful?. Journal for Language Technology and Computational Linguistics, v. 22, n.1, p. 29–49. 2007. Disponível em: https://doi.org/10.21248/jlcl.22.2007.88. Acesso em: 19 out. 2023.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Paulo Bezerra (Organização, Tradução, Posfácio e Notas); Notas da edição russa: Seguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2016. 164p.

BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. Martins fontes, 2011.

BOND, Kimberley. “I’ve spent time with incels – 'Adolescence' is the scary reality". 22 mar. 2025. Disponível em: https://www.harpersbazaar.com/uk/culture/culture-news/a64251997/adolescence-netflix-review-incel/. Acesso em: 21 abr. 2025.

BOZKURT, Aras; SHARMA, Ramesh C. Generative AI and prompt engineering: The art of whispering to let the genie out of the algorithmic world. Asian Journal of Distance Education, v. 18, n. 2, p. i-vii, 2023. Disponível em: https://www.asianjde.com/ojs/index.php/AsianJDE/article/view/749. Acesso em: 19 abr. 2025.

BRACE, Lewys. A Short Introduction To The Involuntary Celibate Sub-Culture. 26 ago. 2021. Disponível em: https://crestresearch.ac.uk/resources/a-short-introduction-to-the-involuntary-celibate-sub-culture/. Acesso em: 18 abr. 2025.

BSHARAT, Sondos Mahmoud; MYRZAKHAN, Aidar; SHEN, Zhiqiang. Principled instructions are all you need for questioning llama-1/2, gpt-3.5/4. arXiv preprint arXiv:23

CASTILHO, Gustavo Uruguay; RODRIGUEZ, Carla Lopes; HERRERA, Victoria Alejandra Salazar. Um Relato de Experiência de aplicação de Engenharia de Prompt no Ensino Superior em STEM. In: Workshop em Estratégias Transformadoras e Inovação na Educação (WETIE). SBC, 2024. p. 69-78. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/wetie/article/view/31826/31628. Acesso em: 19 abr. 2025.

FARACO, C. A. Linguagem & diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. Parábola Editorial, 2009.

FØLSTAD, A., NORDHEIM, C.B., BJØRKLI, C.A. What Makes Users Trust a Chatbot for Customer Service? An Exploratory Interview Study. Internet Science. INSCI 2018. Lecture Notes in Computer Science. Springer Cham. v. 11193, p. 194–208, set. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-3-030-01437-7_16. Acesso em: 19 out. 2023.

Google. Tips to write prompts for Gemini - Google Workspace Learning Center. 2024. Disponível em: https://support.google.com/a/users/answer/14200040?hl=en. Acesso em: 19 abr. 2025.

GOTHARD, Kelly Caroline. The incel lexicon: Deciphering the emergent cryptolect of a global misogynistic community. (Tese de doutorado).The University of Vermont and State Agricultural College, 2021. Graduate College Dissertations and Theses. 1465. Disponível em: https://scholarworks.uvm.edu/graddis/1465. Acesso em: 18 abr. 2025.

HAUSER, Christine. Reddit bans' incel'group for inciting violence against women. The New York Times, p. NA (L)-NA (L), 2017. Disponível em: https://link.gale.com/apps/doc/A514022956/AONE?u=anon~3a2a6457&sid=googleScholar&xid=3e336d29. Acesso em: 19 abr. 2025.

HOFFMAN, Bruce; WARE, Jacob; SHAPIRO, Ezra. Assessing the threat of incel violence. Studies in Conflict & Terrorism, v. 43, n. 7, p. 565-587, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1080/1057610X.2020.1751459. Acesso em: 19 abr. 2025.

LINDSAY, Angus. Swallowing the black pill: Involuntary celibates'(Incels) anti-feminism within digital society. International Journal for Crime, Justice and Social Democracy, v. 11, n. 1, p. 210-224, 2022. Disponível em: https://search.informit.org/doi/abs/10.3316/informit.379622488850885. Acesso em: 19 abr. 2025.

KORZYNSKI, Pawel et al. Artificial intelligence prompt engineering as a new digital competence: Analysis of generative AI technologies such as ChatGPT. Entrepreneurial Business and Economics Review, v. 11, n. 3, p. 25-37, 2023. Disponível em: https://eber.uek.krakow.pl/index.php/eber/article/view/2142. Acesso em: 19 abr. 2025.

MADAAN, Aman et al. Memory-assisted prompt editing to improve GPT-3 after deployment. arXiv preprint arXiv:2201.06009, 2022. Disponível em: http://arxiv.org/abs/2201.06009. Acesso em: 19 abr. 2025.

MATTER, Daniel et al. Investigating the increase of violent speech in incel communities with human-guided gpt-4 prompt iteration. Frontiers in Social Psychology, v. 2, p. 1383152, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.3389/frsps.2024.1383152. Acesso em: 19 abr. 2025.

MOONSHOT CVE. Incels: a guide to symbols and terminology. Ottawa: Moonshot CVE, 2021. Disponível em: https://static1.squarespace.com/static/5d77e56c1fc5e024160affa9/t/60ae7e55d9b4d96bc6c213b8/1622048505454/Incels_-A-Guide-to-Symbols-and-Terminology_Moonshot-CVE.pdf. Acesso em: 2 maio 2025.

OPENAI et al. Introducing ChatGPT. [S. l.], 30 nov. 2022. Disponível em: https://openai.com/index/chatgpt/. Acesso em: 29 jul. 2024.

RENFREW, Alastair. Mikhail Bakhtin. Tradução de Marcos Marcionilo. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2018. 224 p.

STEVENS, Gunnar; BODEN, Alexander; VON REKOWSKI, Thomas. Objects-to-think-with-together. In: End-User Development: 4th International Symposium, IS-EUD 2013, Copenhagen, Denmark, June 10-13, 2013. Proceedings 4. Springer Berlin Heidelberg, 2013. p. 223-228. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/296671368_Objects-to-think-with-together. Acesso em: 19 abr. 2025.

SAFELINE. Understanding Incel Ideology. 2025. Disponível em: https://safeline.org.uk/resources/information-for-professionals/understanding-incel-ideology/. Acesso em: 18 abr. 2025.

SANTOS, V. V. V. Práticas linguísticas em Big Data. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 10, n. 1, p. 31–52, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16744. Acesso em: 19 out. 2023.

VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. ed. 3ª, São Paulo: Editora 34, 2021

WU, Tianyu et al. A brief overview of ChatGPT: The history, status quo and potential future development. IEEE/CAA Journal of Automatica Sinica, v. 10, n. 5, p. 1122-1136, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1109/JAS.2023.123618. Acesso em: 29 jul. 2024.

Downloads

Publicado

2025-06-02

Como Citar

Silveira, K. S., & Pereira, M. H. de M. . (2025). IMPLICAÇÕES ENUNCIATIVAS E IDEOLÓGICAS DA ENGENHARIA DE PROMPT NO CHATGPT: um estudo sobre a construção discursiva da misoginia entre jovens Incels. Open Minds International Journal, 6(1), 191–208. Recuperado de https://openminds.emnuvens.com.br/openminds/article/view/350

Edição

Seção

Dossiê Temático: Diálogos contemporâneos: educação, língua(gem), cultura e socie