EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: ANÁLISE DAS EMENTAS DOS COMPONENTES CURRICULARES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFRN/CERES/CAICÓ

Autores

  • Dayane Lopes de Medeiros UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)
  • Maria Aparecida Vieira de Melo Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.47180/omij.v6i1.330

Palavras-chave:

Curso de pedagogia; Direitos humanos Fundamentais; Formação de Professores.

Resumo

RESUMO: Em via de efetivação dos Direitos Humanos Fundamentais no contexto escolar, a pesquisa se dispõe analisar o ensino do curso de pedagogia da UFRN/CERES/Caicó, RN. Sendo a problemática investigativa em base do questionamento: Como a educação em Direitos Humanos está posta no PPC do curso de pedagogia da UFRN/CERES/Caicó? Propondo como objetivo geral: analisar as ementas dos componentes curriculares do curso de pedagogia da UFRN/CERES/Caicó que estão voltadas para os Direitos Humanos. O objetivo geral acompanha os seguintes objetivos específicos: mapear os componentes do curso de pedagogia da UFRN/CERES/Caicó que abordam direta e indiretamente a educação em direitos humanos; identificar no PPC do curso de pedagogia da UFRN/CERES/Caicó se tem componentes sobre a educação em Direitos Humanos; explicitar como se dá a formação dos professores do curso de pedagogia do CERES na perspectiva da educação em Direitos Humanos. A pesquisa tem a finalidade de construir uma teoria significativa acerca de possibilidades diferentes de educação transformadora das desigualdades sociais. Imagina-se a facilitação de uma educação para a criatividade de todos partindo das escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. A Declaração Universal dos Direitos Humanos e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: avanços e desafios. Brasília: Ministério dos Direitos Humanos, 2018.

BRASIL. Constituição Federal. 1988. Vade Mecum. São Paulo: Saraiva, 2016.

BRASIL. Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Educação em Direitos Humanos: Diretrizes Nacionais. Brasília: Coordenação Geral de Educação em SDH/PR, Direitos Humanos, Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=32131-educacao-dh-diretrizesnacionais-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 22 abr. 2024.

CANDAU, Vera Maria; PAULO, Isabel; ANDRADE, Maria; SACAVINO, Maria Cristina Lopes de Souza; AMORIM, Valéria. Formação inicial de professores(as) e educação em direitos humanos. In: CANDAU, Vera Maria; PAULO, Isabel; ANDRADE, Maria; SACAVINO, Maria Cristina Lopes de Souza; AMORIM, Valéria. (Org.). Educação em direitos humanos e a formação de professores(as). São Paulo: Cortez, 2013. p. 55-77.

FREIRE, Ana Maria Araújo. Apresentação. In: FREIRE, Paulo. Direitos Humanos e Educação Libertadora. São Paulo: Paz e Terra, 2019.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d’Água, 1997.

MELO, Maria Aparecida Vieira de. Educação em direitos humanos e diversidade: experiência formativa. Joinville, SC: Clube de Autores, 2017 (Edição em Ebook).

MONTEIRO, Aida; PIMENTA, Selma Garrido. (Coords.) Educação em Direitos Humanos e formação de professores(as). São Paulo: Cortez, 2013.

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO/UFRN. Curso Superior de Licenciatura em Pedagogia (modalidade presencial). Projeto aprovado pela Resolução nº 01/2018-CONSEPE/UFRN. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/11q0zqXXYu5jZ_FzDR21jxfLLMqz5TJrT/view. Acesso em: 09 abr. 2024.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Direitos humanos: o desafio da interculturalidade. Revista Direitos Humanos, n. 2, p. 10-18, 2009.

Downloads

Publicado

2025-06-02

Como Citar

Lopes de Medeiros, D., & Vieira de Melo, M. A. . (2025). EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: ANÁLISE DAS EMENTAS DOS COMPONENTES CURRICULARES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFRN/CERES/CAICÓ. Open Minds International Journal, 6(1), 4–17. https://doi.org/10.47180/omij.v6i1.330