DESAFIANDO CRENÇAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: uma prática crítico-reflexiva

Autores

  • Letícia Ramires de Araújo UFMS
  • Rivaldo Ferreira da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

DOI:

https://doi.org/10.47180/omij.v5i3.324

Palavras-chave:

Prática crítico-reflexiva; Crenças; Formação de professores; Estágio Supervisionado.

Resumo

A formação inicial de professores de Língua Inglesa é um processo complexo que envolve o desenvolvimento de conhecimentos teóricos e práticos, além da reflexão crítica sobre crenças que influenciam a atuação do educador. Nesse contexto, a prática crítico-reflexiva surge como uma abordagem pedagógica promissora. Este estudo visa discutir como a prática crítico-reflexiva auxilia o aluno-professor a se libertar de crenças limitantes durante o Estágio Supervisionado. A pesquisa também investiga o papel dessa prática no direcionamento dos futuros docentes, com base em relatos de estágio entre 2014 e 2017. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa-documental, analisando relatos produzidos por estagiários. O referencial teórico baseia-se nas obras de autores como Bakhtin, Barcelos, Dewey, Ellis, Freire, Harmer e Schön, abordando temas como crenças, reflexão, aprendizagem ativa e ensino de língua estrangeira. A pesquisa evidencia os desafios enfrentados pelos professores em formação e suas práticas reflexivas no contexto de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa.

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Biografia do Autor

Rivaldo Ferreira da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

Doutorando e Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE), pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). É especialista em Linguística Aplicada e em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais (INTERVALE). É especialista em Linguagens, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pelo Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (UFPI). É graduado em Letras Inglês (UEPB). É graduado em Letras Português, pelo Centro Universitário Venda Nova do Imigrante (UniFAVENI) e aluno do Curso de Especialização O Círculo de Bakhtin em Diálogo: linguagem, cultura e sociedade, pela Faculdade Sudamérica. Desenvolveu atividades de ensino e orientação, como professor substituto, T-40, no curso de Letras Inglês, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no campus de Campina Grande. Foi Professor de Magistério Superior (Substituto), no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Graduação), Classe D-1, nível 1, T-40, junto a Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na escola de aplicação desta instituição

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Publicado

2024-12-28

Como Citar

Araújo, L. R. de ., & Silva, R. F. da. (2024). DESAFIANDO CRENÇAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: uma prática crítico-reflexiva. Open Minds International Journal, 5(3), 162–166. https://doi.org/10.47180/omij.v5i3.324