DESAFIANDO CRENÇAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: uma prática crítico-reflexiva
DOI:
https://doi.org/10.47180/omij.v5i3.324Palavras-chave:
Prática crítico-reflexiva; Crenças; Formação de professores; Estágio Supervisionado.Resumo
A formação inicial de professores de Língua Inglesa é um processo complexo que envolve o desenvolvimento de conhecimentos teóricos e práticos, além da reflexão crítica sobre crenças que influenciam a atuação do educador. Nesse contexto, a prática crítico-reflexiva surge como uma abordagem pedagógica promissora. Este estudo visa discutir como a prática crítico-reflexiva auxilia o aluno-professor a se libertar de crenças limitantes durante o Estágio Supervisionado. A pesquisa também investiga o papel dessa prática no direcionamento dos futuros docentes, com base em relatos de estágio entre 2014 e 2017. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa-documental, analisando relatos produzidos por estagiários. O referencial teórico baseia-se nas obras de autores como Bakhtin, Barcelos, Dewey, Ellis, Freire, Harmer e Schön, abordando temas como crenças, reflexão, aprendizagem ativa e ensino de língua estrangeira. A pesquisa evidencia os desafios enfrentados pelos professores em formação e suas práticas reflexivas no contexto de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa.
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