AVALIAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE BOTÂNICA ABORDADOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA

Autores

  • Diniz Silva de FRANÇA Universidade Federal da Paraíba
  • Mário Luiz Farias CAVALCANTI Universidade Federal da Paraíba
  • Paulo César GEGLIO Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.47180/omij.v1i2.29

Palavras-chave:

Ensino, Ciências, Recurso Didático

Resumo

O livro didático é um recurso valoroso para professores estudantes no apoio ao desempenho escolar e, para facilitar a relação entre ambas às partes, é necessário que esse recurso didático esteja atualizado, de acordo com as novas diretrizes para o Ensino Médio, diminuindo o tradicional ato mecânico da memorização. Nesse sentido, por haver problemáticas relacionadas aos conteúdos da Botânica nos livros de Biologia do Ensino Médio, surgiu a ideia de fazer um trabalho para fundamentar os professores de Biologia na análise desses conteúdos. Fazer a seleção desses livros constitui uma tarefa de extrema importância para uma aprendizagem significativa. Para isso, é preciso estabelecer critérios específicos no intuito da escolha eficiente desses livros. O presente trabalho foi desenvolvido a partir de quatro dos principais livros utilizados nas escolas públicas e particulares do município de Areia-PB, indicados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) para o triênio de 2015 a 2017. Cada conteúdo foi analisado criticamente por obra, indicando-se os autores que melhores trabalham o referido conteúdo.

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Publicado

2020-08-31

Como Citar

FRANÇA, D. S. de, CAVALCANTI, M. L. F., & GEGLIO, P. C. (2020). AVALIAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE BOTÂNICA ABORDADOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA. Open Minds International Journal, 1(2), 36–57. https://doi.org/10.47180/omij.v1i2.29

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo