“E A CIGANA ANALFABETA, LENDO A MÃO DE PAULO FREIRE” À LUZ DE BAKHTIN, FREIRE E VIGOTSKI

Autores

  • Fábio Marques de Souza Universidade Estadual da Paraíba
  • Déborah Letícia Ferreira de Sousa Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.47180/omij.v4i3.260

Palavras-chave:

Linguagem. Dialogia. Educação Crítica. Conhecimento.

Resumo

Este artigo discute a importância da linguagem como fenômeno social na construção do conhecimento. Os autores exploram a teoria do Círculo de Bakhtin a respeito da dialogia e da interação social, bem como a teoria da aprendizagem social e cultural de Vigotski. Eles também analisam a teoria da educação crítica e problematizadora de Paulo Freire, que busca conscientizar os indivíduos a respeito da sua realidade social e histórica. A partir dessas teorias, os autores discutem como a cigana analfabeta, que lê a mão de Paulo Freire, na música Béradêro, do cantor paraibano Chico César, pode ser vista como uma crítica à noção de que o conhecimento está limitado às elites letradas.

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Publicado

2023-09-04

Como Citar

Souza, F. M. de, & Sousa, D. L. F. de. (2023). “E A CIGANA ANALFABETA, LENDO A MÃO DE PAULO FREIRE” À LUZ DE BAKHTIN, FREIRE E VIGOTSKI. Open Minds International Journal, 4(3), 75–76. https://doi.org/10.47180/omij.v4i3.260