“E A CIGANA ANALFABETA, LENDO A MÃO DE PAULO FREIRE” À LUZ DE BAKHTIN, FREIRE E VIGOTSKI
DOI:
https://doi.org/10.47180/omij.v4i3.260Palavras-chave:
Linguagem. Dialogia. Educação Crítica. Conhecimento.Resumo
Este artigo discute a importância da linguagem como fenômeno social na construção do conhecimento. Os autores exploram a teoria do Círculo de Bakhtin a respeito da dialogia e da interação social, bem como a teoria da aprendizagem social e cultural de Vigotski. Eles também analisam a teoria da educação crítica e problematizadora de Paulo Freire, que busca conscientizar os indivíduos a respeito da sua realidade social e histórica. A partir dessas teorias, os autores discutem como a cigana analfabeta, que lê a mão de Paulo Freire, na música Béradêro, do cantor paraibano Chico César, pode ser vista como uma crítica à noção de que o conhecimento está limitado às elites letradas.
Downloads
Referências
Não Há
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Open Minds International Journal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores declaram que qualquer trabalho apresentado, se aceito, não será publicado em outro meio/lugar, em inglês ou em qualquer outra língua, e inclusive por via eletrônica, salvo mencione expressamente que o trabalho foi originalmente publicado na Revista.