A MÚSICA NA SALA DE AULA: SUGESTÕES PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

  • Elis Regina Guedes de Souza Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Kaio César Pinheiro da Silva UEPB - UFCG-PPGLE

DOI:

https://doi.org/10.47180/omij.v4i2.213

Palavras-chave:

Música. Inclusão. Dialogismo.

Resumo

Ao longo de nossa história, sabemos da importância da música para a sociedade. A partir disso, nosso estudo tem como objetivo apresentar sugestões de trabalho em sala de aula com canções e assim contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de modo inclusivo, proporcionando aulas mais dialógicas, possibilitando assim um maior envolvimento e participação dos alunos. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica para obter mais informações a respeito do tema do presente estudo. No momento seguinte, foi selecionada uma música a ser trabalhada e os conteúdos que poderiam ser ministrados através da temática da canção. Em seguida, partimos para a elaboração da sequência didática voltada para o trabalho em sala de aula visando a inclusão e o dialogismo por meio da música. Como aporte teórico nos baseamos nos estudos de Di Camargo (2020), Fiorin (2006), Matias (2017), Napolitano (2002) e Neves (2014). Ao final de nosso estudo, concluímos que a música pode ajudar como ferramenta inclusiva e dialógica nas aulas, seja para trabalhar questões linguísticas ou literárias, ou mesmo para trabalhar temas sociais da atualidade, podendo também ser utilizada em conjunto com atividades escritas, orais e lúdicas, permitindo aos alunos um contato mais dialógico com os conteúdos e consequentemente possibilitando que eles se sintam parte fundamental do seu processo educativo, conforme sugerimos ao longo do presente trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kaio César Pinheiro da Silva, UEPB - UFCG-PPGLE

Professor Substituto na UEPB e mestrando no Programa de Linguagem e Ensino (PPGLE) da UFCG.

Referências

DI CAMARGO. Ivo Júnior. A memória de futuro em tela: diálogos entre o cinema e Bakhtin. São Paulo: Mentes Abertas, 2020.

MATIAS, Janielly Fernandes. A arte como elemento facilitador no contexto da educação inclusiva. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicopedagogia) Universidade Federal da Paraíba, Centro de Educação, 2017.

NAPOLITANO, Marcos. História & música – história cultural da música popular. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

STAINBACK, Susan; STAINBACK, William. Inclusão um guia para educadores. 1º. ed. Porto Alegre: Artmed, 1999.

Downloads

Publicado

2023-08-23

Como Citar

Guedes de Souza, E. R., & Pinheiro da Silva, K. C. (2023). A MÚSICA NA SALA DE AULA: SUGESTÕES PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Open Minds International Journal, 4(2), 173–178. https://doi.org/10.47180/omij.v4i2.213

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo