A MÚSICA NA SALA DE AULA: SUGESTÕES PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
DOI:
https://doi.org/10.47180/omij.v4i2.213Palavras-chave:
Música. Inclusão. Dialogismo.Resumo
Ao longo de nossa história, sabemos da importância da música para a sociedade. A partir disso, nosso estudo tem como objetivo apresentar sugestões de trabalho em sala de aula com canções e assim contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de modo inclusivo, proporcionando aulas mais dialógicas, possibilitando assim um maior envolvimento e participação dos alunos. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica para obter mais informações a respeito do tema do presente estudo. No momento seguinte, foi selecionada uma música a ser trabalhada e os conteúdos que poderiam ser ministrados através da temática da canção. Em seguida, partimos para a elaboração da sequência didática voltada para o trabalho em sala de aula visando a inclusão e o dialogismo por meio da música. Como aporte teórico nos baseamos nos estudos de Di Camargo (2020), Fiorin (2006), Matias (2017), Napolitano (2002) e Neves (2014). Ao final de nosso estudo, concluímos que a música pode ajudar como ferramenta inclusiva e dialógica nas aulas, seja para trabalhar questões linguísticas ou literárias, ou mesmo para trabalhar temas sociais da atualidade, podendo também ser utilizada em conjunto com atividades escritas, orais e lúdicas, permitindo aos alunos um contato mais dialógico com os conteúdos e consequentemente possibilitando que eles se sintam parte fundamental do seu processo educativo, conforme sugerimos ao longo do presente trabalho.
Downloads
Referências
DI CAMARGO. Ivo Júnior. A memória de futuro em tela: diálogos entre o cinema e Bakhtin. São Paulo: Mentes Abertas, 2020.
MATIAS, Janielly Fernandes. A arte como elemento facilitador no contexto da educação inclusiva. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicopedagogia) Universidade Federal da Paraíba, Centro de Educação, 2017.
NAPOLITANO, Marcos. História & música – história cultural da música popular. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
STAINBACK, Susan; STAINBACK, William. Inclusão um guia para educadores. 1º. ed. Porto Alegre: Artmed, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Open Minds International Journal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores declaram que qualquer trabalho apresentado, se aceito, não será publicado em outro meio/lugar, em inglês ou em qualquer outra língua, e inclusive por via eletrônica, salvo mencione expressamente que o trabalho foi originalmente publicado na Revista.