#FICAESPANHOL NA PERSPECTIVA DA AD

Autores

  • Rita Milena Paulo Matias Universidade Estadual da Paraíba
  • Roberta Rosa Portugal Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.47180/omij.v4i2.208

Palavras-chave:

#FicaEspanhol, Análise de discurso, leis, ensino de espanhol

Resumo

No presente trabalho analisamos o enunciado #FicaEspanhol, que nomeou um movimento estudantil de iniciativa dos alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS), do curso de Letras Espanhol. Esse movimento é resultado da união entre professores e estudantes em defesa da Lei 11.161/2005, que fez da língua espanhola uma disciplina obrigatória para o ensino do espanhol nas escolas de Ensino Fundamental e Médio e facultativo no Ensino Primário no Brasil. Essa Lei foi revogada em 2017 pelo então Presidente da República, devido à Reforma no Ensino Médio. Sob a perspectiva da Análise do Discurso (AD), estudaremos o enunciado #FicaEspanhol, como assinala, para o processo de implementação, revogação da referida lei e o surgimento do movimento estudantil em favor do espanhol em meio a essa desvalorização das escolas públicas. Analisaremos como o enunciado estudado é efeito do social, histórico, político e ideológico.

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Publicado

2023-08-23

Como Citar

Paulo Matias, R. M., & Rosa Portugal, R. . (2023). #FICAESPANHOL NA PERSPECTIVA DA AD. Open Minds International Journal, 4(2), 114–128. https://doi.org/10.47180/omij.v4i2.208

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo