FEMINISMO NEGRO: EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E ANTISSEXISTA NA UNILAB
DOI:
https://doi.org/10.47180/omij.v4i1.193Palavras-chave:
Feminismo negro, Educação antirracista, Educação antissexista, UNILABResumo
Feminismo negro, educação antirracista e antissexista na UNILAB" é um livro sobre a análise das questões curriculares e didáticas nos cursos de graduação do Instituto de Humanidades da UNILAB, que visa combater o preconceito de raça e gênero. A educação antirracista e antissexista é essencial para construir uma identidade consciente e comprometida com a promoção de novos saberes e epistemologias afro-perspectivadas, de igualdade de gênero e de valorização dos movimentos populares. É importante incorporar as discussões sobre currículo para romper com as tradicionais distorções educacionais e contribuir para a formação crítica antirracista. A pesquisa foi conduzida com uma abordagem qualitativa interdisciplinar e envolveu os/as discentes dos cursos de humanidades. A legislação, notadamente a Lei nº 9.394/96 (LDB), considerada uma das principais conquistas dos movimentos sociais de base popular, é fundamental para a regulamentação das políticas educacionais e curriculares.
Downloads
Referências
ANZALDÚA, Gloria. Borderlands /La frontera: The New Mestiza. San Francisco: Aunt lute books, 1987.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acessada em: 03 de maio de 2020.
______. Lei Nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2003/L10.639.htm. Acessada em: 11 de abril de 2019.
CARNEIRO, Sueli. Mulheres em movimento. Estudos Avançados (49), 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ea/v17n49/18400.pdf . Acessado em: 12 de abril de 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-40142003000300008
______. Enegrecer o feminismo: a situação da mulher negra na América Latina a partir de uma perspectiva de gênero. Racismos contemporâneos. Rio de Janeiro: Takano Editora, v. 49, 2003.
COLLINS, Patrícia Hill. Pensamento Feminista Negro. Tradução Jamille Pinheiro Dias. - 1ed. - São Paulo: Boitempo, 2019.
DAVIS, Angela. Mulheres, Raça e Classe. Tradução Heci Regina Candiani. - 1. ed. - São Paulo: Boitempo, 2016.
FRIGOTTO, Galdêncio. A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas ciências sociais. Revista do Centro de Educação e Letras da Unioeste - Campus Foz do Iguaçu. V. 10, nº I, p. 42-62 - 1º semestre de 2008.
RIBEIRO, Matilde. Políticas de Promoção da Igualdade Racial no Brasil (1986-2010). Rio de Janeiro: Garamond universitária, 2014.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. edição - 7ª reimpressão. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
UNILAB. Resolução CONSEPE nº 48, de 17 de novembro de 2020. Disponível em:
http://proppg.unilab.edu.br/index.php/calendario-da-pos-graduacao/. Acesso em: 01/05/2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Open Minds International Journal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores declaram que qualquer trabalho apresentado, se aceito, não será publicado em outro meio/lugar, em inglês ou em qualquer outra língua, e inclusive por via eletrônica, salvo mencione expressamente que o trabalho foi originalmente publicado na Revista.