EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS CIRCENSES: elementos para discutir o direito à educação de sujeitos artistas nômades
DOI:
https://doi.org/10.47180/omij.v4i1.186Palavras-chave:
Circo. Crianças circenses. Direito à Educação.Resumo
RESUMO: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida no âmbito de uma Faculdade de Educação, curso de Pedagogia, em uma universidade na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. A busca foi por analisar e compreender, por meio das memórias relatadas pelos sujeitos circenses que vivenciaram o processo de escolarização nas décadas de 1980/1990, os obstáculos encontrados em relação ao direito à educação e a sua permanência na escola, uma vez que esses artistas vivenciaram esse processo em situação de itinerância. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, na qual a coleta de dados se deu por meio de escrevivências e de entrevista semiestruturada. Entrevistamos seis sujeitos, homens e mulheres, de idades variadas, o que nos possibilitou refletir sobre o aceso à educação e a permanência de crianças circenses na escola nas décadas de 1980/1990.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M. S. B. Educação não formal, informal e formal do conhecimento científico nos diferentes espaços de ensino e aprendizagem. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE: Produção Didático Pedagógica, 2014. Curitiba: SEED/PR, 2016.
BHAKTA, Deva. Brinque e Aprenda com Rosa dos Ventos. Cartilha Festival 12 Anos, 17f., Junho de 2011.
BRASIL. Lei 6.533, de 24 de maio de 1978.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988.
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases. Lei nº9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.
BRUNO, A . Educação formal, não formal e informal: da trilogia aos cruzamentos, dos hibridismos a outros contributos. Mediações, Revista OnLine da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, volume 2, n.2 p. 10- 25. 2014.
CASTRO, Alice Viveiros. O circo conta sua história: Museu dos Teatros. Rio de Janeiro: FUNARJ, 1997.
CASTRO, Alice Viveiros de. O Elogio da Bobagem. Rio de Janeiro: Editora Família Bastos, 2005.
CATARINO, Giselle F. de C.; QUEIROZ, Glória R. P. C.; LIMA, Maria da Conceição A. B. O formal, o não formal e as outras formas: a aula de física como gênero discursivo. Revista Brasileira de Educação.V22. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782017226925
COELHO, Marília; MINATEL, Roseane. Circo: a arte do riso e prática da reconstrução social. Revista Tópos, v. 5, n. 1, p. 203-230, 2011.
DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. Mil platôs – capitalismo e esquizofrenia. vol. 5. Tradução de Peter Pál Pelbart e Janice Caiafa. São Paulo: ed.34, 1997.
EVARISTO, Conceição. Becos da memória. Belo Horizonte: Mazza, 2006.
EVARISTO, Conceição. Da grafia-desenho de minha mãe, um dos lugares de nascimento de minha escrita. In: ALEXANDRE, Marcos Antônio (org.) Representações performáticas brasileiras: teorias, práticas e suas interfaces. Belo Horizonte: Mazza, 2007.
EVARISTO, Conceição. Olhos D’Água. Rio de Janeiro: Pallas, 2016.
GOHN, Maria da Glória, 2006. Educação Não-Formal na pedagogia social. In: I Congresso Internacional de Pedagogia Social, 1, 2006. Anais eletrônicos. Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.
HILLESHEIM, Betina. CRUZ, Lílian Rodrigues. “Não sei estudar parada”: inclusão escolar e nomadismo. Polis e Psique. Santa Cruz do sul, v. 1, n. 1, p. 80-90, 2011. DOI: https://doi.org/10.22456/2238-152X.20909
MATTOS, Amana Rocha et al. O cuidado na relação professor-aluno e sua potencialidade política. Estudos de Psicologia (Natal), v. 18, n. 2, p. 369-377, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-294X2013000200024
MELLO, Tágides; RUBIO, J. D. A. S. A importância da afetividade na relação professor/aluno no processo de ensino/aprendizagem na educação infantil. Revista Eletrônica Saberes da Educação, v. 4, n. 1, p. 1-11, 2013.
NUNES, Teresa. O que é educação formal, informal e não formal?. Revista Ponto Didática, 2019.
OLIVEIRA, Rafael Zacharias et al. Do circo moderno ao novo circo: breves relatos sobre uma história de arte, lazer e entretenimento. 25o. ENAREL-Encontro Nacional de Recreação e Lazer, 2013.
SILVA, Erminia; DE ABREU, Luís Alberto. Respeitável público: o circo em cena. Funarte, Ministério da Cultura, 2009.
SOARES, Carmem Lúcia. Imagens da educação no corpo: estudo a partir da ginástica francesa no século XIX. Campinas: Autores Associados, 1998.
SOARES, Ailmo Xavier; DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega. A escolarização de alunos/as de circo: entre o desejo e a realidade. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, v. 2, n. 2, 2017. DOI: https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.386
VOGT, Sérgio; LOURENÇO, Mariane Lemos. A identidade social e o processo de identificação. Anais do EVINCI-UniBrasil, v. 1, n. 2, p. 33, 2015.
XAVIER, Glaucia Do Carmo, SANTOS, Anderson Avelino de Oliveira. Exclusão escolar e a criança de circo. Reveduc, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Open Minds International Journal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores declaram que qualquer trabalho apresentado, se aceito, não será publicado em outro meio/lugar, em inglês ou em qualquer outra língua, e inclusive por via eletrônica, salvo mencione expressamente que o trabalho foi originalmente publicado na Revista.