AQUISIÇÃO DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDO: história de entraves e conquistas no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.47180/omij.v2i2.122Palavras-chave:
Libras, Inclusão, SurdezResumo
Considerando o contexto histórico da Educação Inclusiva, marcada pelas mais variadas formas de desrespeito, marginalização e preconceito voltados para a pessoa com deficiência, entende-se que esta pauta seja necessária na discussão, pois ainda há muito a se fazer, já que os surdos continuam enfrentando entraves de aceitação na educação e na sociedade devido a todo contexto, apesar de terem convivido por muito tempo com tantos estigmas de incapacidade e impotência. Este estudo objetiva socializar resultados de uma breve investigação sobre o percurso histórico da educação dos surdos no Brasil indicando seus possíveis entraves e conquistas, uma vez que o resgate histórico orienta o conhecimento de como se sucedeu a educação especial, inclusive, no surgimento de organizações a partir de 1930 extremamente relevantes para fortalecer os direitos das pessoas deficientes. Para isso, foi realizado, como metodologia, um levantamento bibliográfico de caráter exploratório a fim de desenhar marcos históricos, entre 1854 à atualidade, obtendo dados para uma análise qualitativa, pois esclarecerá pontos que contribuem para formação da identidade dos surdos. Como resultado, percebeu-se que a trajetória histórica da educação inclusiva no Brasil expõe as lacunas entre a legislação, políticas públicas e sua efetividade.
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