FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE PLE: aprendizagem orientada pela avaliação no e pelo teletandem
DOI:
https://doi.org/10.47180/omij.v2i1.90Palavras-chave:
PLE., Formação de Professores., Evolução., Telecolaboração.Resumo
Apesar do potencial das práticas de teletandem para a aprendizagem de línguas e para a formação de professores, existem lacunas referentes à formação de professores para o ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE). Relatamos, assim, a experiência de um curso de extensão de formação de professores no qual os participantes realizaram interações de teletandem e leituras para a discussão de especificidades do ensino de PLE. A partir de affordances para o desenvolvimento de professores no teletandem, o curso foi conduzido com base na avaliação como diagnóstica, formativa e, portanto, orientadora da aprendizagem, permitindo-nos (re)orientar nossa prática pedagógica a partir das respostas fornecidas pelos parceiros brasileiros a uma Ficha de Acompanhamento / Autoavaliação de Teletandem. Como considerações preliminares, o estudo identificou affordances do teletandem para a formação de professores de PLE, a saber: criar empatia para a prática de idiomas por meio da telecolaboração, refletir sobre a língua materna como língua do outro e nas implicações que isso oferece para a atuação do professor de línguas, fornecer feedback cultural considerando a diversidade e a pluralidade, praticar tipos diferentes de feedback linguístico frente à cultura de aprender do parceiro e ampliar o uso de recursos tecnológicos para o ensino de línguas.
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