COMPREENDENDO BAKHTIN ATRAVÉS DO SERIADO MERLÍ

Autores

  • Joélica Pereira de Lima Universidade Estadual da Paraíba
  • Leonardo Gomes da Silva Universidade Estadual da Paraíba
  • Fábio Marques de Souza Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.47180/omij.v1i3.72

Palavras-chave:

Mikhail Bakhtin, Série televisiva, Recurso imagético, Fundamentos bakhtinianos

Resumo

Há diversos textos e estudos sobre vida e obra de Mikhail Bakhtin, mas, para quem inicia sua trajetória neste universo, nem sempre é possível achar algo que esclareça as dúvidas sobre os principais conceitos de forma direta. Propomos aqui, não apenas trazê-los de forma clara e objetiva, mas relacioná-los com a série televisiva Merlí, disponível na Netflix, de forma lúdica. Por meio das aulas irreverentes de um professor nada convencional, o leitor poderá acompanhar o texto juntamente com o episódio abordado e relacionar o conteúdo versado com sua própria vivência. Dividimos cada subtópico em um conceito bakhtiniano e um trecho do recurso imagético que pode ser verificado, para que as explanações fiquem o mais claro possível. Assim sendo, ao assistir, o leitor estará não apenas estudando e tirando dúvidas, como também trazendo o conhecimento para suas próprias experiências e inteirando-se mais de Bakhtin.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DI CAMARGO, Ivo Júnior. A memória de futuro em tela: diálogos entre cinema e Bakhtin. São Paulo: Mentes Abertas, 2020a.
DI CAMARGO, Ivo Junior. Mikhail Bakhtin na linguagem cinematográfica. São Paulo, Mentes Abertas, 2020b.
FARACO, Carlos Alberto. Linguagem & diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
FIORIN, José Luiz. Introdução ao Pensamento de Bakhtin. São Paul: Ática, 2006.
Martins, Gilberto de Andrade. Manual para elaboração de monografias e dissertações. 2 ed. São Paulo: Atlas, 1994.
MORETTO, M.; SILVA, A. P.; WITTKE, C. I. A importância da alteridade para a apropriação da leitura e escrita: o outro revelado nos memoriais de formação. In: MORAES, A. M.; MORETTO, M.; SILVA, R. C. A. (Orgs.). Bakhtin em diálogo: vozes brasileiras em ação. São Paulo: Mentes Abertas, 2019.
SOUZA, Fábio Marques; DI CAMARGO, Ivo Júnior (Org.). O Círculo de Bakhtin em diálogo: relatos de pesquisas. São Paulo: Mentes Abertas, 2019.
SOUZA, Fábio Marques de; SOARES, Maxwell Barboza. Confluências entre cinema e educação: reflexões mediadas por Darcy Ribeiro, Mikhail Bakhtin e Paulo Freire. São Paulo, Mentes Abertas, 2020.

Downloads

Publicado

2020-11-20

Como Citar

LIMA, J. P. de, SILVA, L. G. da, & SOUZA, F. M. de. (2020). COMPREENDENDO BAKHTIN ATRAVÉS DO SERIADO MERLÍ. Open Minds International Journal, 1(3), 56–73. https://doi.org/10.47180/omij.v1i3.72

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo