NENHUM ÁLIBI PARA O SER: atos e palavras em disputa no espaço público

Autores

  • Ivone Ferreira de Alcantara Oliveira Pontifícia Católica de São Paulo (LAEL/PUC-SP).
  • Helaine de Souza Maciel Universidade Federal de Campina Grande
  • Fábio Marques de Souza Faculdade de Linguística, Letras e Artes da Universidade Estadual da Paraíba (FALLA/UEPB).

DOI:

https://doi.org/10.47180/omij.v6i1.338

Palavras-chave:

Mikhail Bakhtin, Responsabilidade, Ato ético, Palavra, Filosofia da Linguagem

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão a respeito das relações entre responsabilidade, ato ético e palavra, à luz da filosofia da linguagem de orientação dialógica do Círculo de Mikhail Bakhtin. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de caráter interpretativo, fundamentada nos referenciais de Minayo (2001) e Silveira e Córdova (2009). Ancorados na filosofia do ato responsável, analisamos um episódio concreto da vida pública: o conflito verbal e físico ocorrido em 2024, na TV Cultura, entre os candidatos à prefeitura de São Paulo, José Luiz Datena e Pablo Marçal durante um debate eleitoral, que culminou em uma agressão com uma cadeira, amplamente repercutido nas redes sociais, para discutir a produção ética da palavra e dos atos no espaço social. Partindo de discussões dialógicas, buscamos compreender como atos e palavras constituem movimentos éticos e responsivos, evidenciando que, no espaço público contemporâneo, não há neutralidade nem álibi para o ser. Os resultados apontam para a relevância  da perspectiva bakhtiniana tanto na compreensão da dimensão corpórea dos atos quanto na tessitura das palavras em circulação, revelando a multiplicidade de vozes, valores e ideologias que atravessam as vozes sociais em sua singularidade.

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Biografia do Autor

Ivone Ferreira de Alcantara Oliveira, Pontifícia Católica de São Paulo (LAEL/PUC-SP).

Possui graduação em Letras e Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Rondônia- UNIR(1999) e mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté São Paulo- UNITAU (2020). Atuou como professora alfabetizadora nas séries iniciais de (1982 a 1990) na escola Estadual Américo Vespúcio de Primavera Rondônia. No período de (1991 -2002) com alfabetização- séries iniciais - e ensino fundamental na escola estadual Anísio Serrão de Carvalho ministrando aula na disciplina de Língua Portuguesa. (2003 - 2021) com Língua Portuguesa no ensino fundamental e médio na escola estadual Marechal Cordeiro de Farias. Participou de bancas na graduação da Faculdade de Pimenta Bueno-FAP. em ( 2006 e 2011). Atualmente, está lotada na SEDUC- Secretaria de Estado da Educação da cidade de Porto Velho estado de Rondônia. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem pela Universidade na PUC-SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Helaine de Souza Maciel, Universidade Federal de Campina Grande

Atualmente é Doutoranda e Mestra em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (PPGLE/UFCG). Possui Especializações em Linguagens, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho, realizado pelo Centro de Educação Aberta e a Distância pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e em Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, pela mesma universidade. É pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa "O círculo de Bakhtin em diálogo - UEPB" cadastrado no DGP do CNPq e atua especificamente na linha 3 "TECLIN - Tecnologias, Culturas e Linguagens". Licenciada em Letras - Espanhol pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) - Campus I - Campina Grande - PB. Foi bolsista do Programa de Iniciação a Docência (PIBID/ UEPB/ Letras - Espanhol/ Campus - Campina Grande), no período entre Janeiro de 2016 até Março de 2018 e, posteriormente, atuou como bolsista Residente do Programa Residência Pedagógica da UEPB no período entre Agosto de 2018 e Janeiro de 2020. Interessa-se pelos seguintes temas: Formação de professores de línguas; Ensino/aprendizagem de Língua Espanhola; Ensino/aprendizagem de línguas mediado pelas tecnologias digitais; Cultura, Interculturalidade e Ensino; Diálogos Bakhtinianos; Cinema; Linguagem Cinematográfica; Telecolaboração e Teletandem.

Fábio Marques de Souza, Faculdade de Linguística, Letras e Artes da Universidade Estadual da Paraíba (FALLA/UEPB).

As palavras e as manifestações artístico-culturais sempre foram uma paixão, permeando a minha constituição pessoal e profissional. Tendo a palavra como elemento estruturante da minha carreira, curso Estágio de Pós-Doutorado em Diplomacia Cultural e Política Linguística na Universidade de Aswan, no Egito, e atuo como Professor Doutor Associado na Faculdade de Linguística, Letras e Artes e no Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba (PPGFP-UEPB), na linha de pesquisa Linguagens, Culturas e Formação Docente. Oriento pesquisas de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE-UFCG) nas linhas de pesquisa: 3. Ensino de línguas e formação docente e, 4. Práticas Sociais, Históricas e Culturais de Linguagem. Tenho formação nas áreas de Letras, Línguas Estrangeiras, Tradução, Relações Internacionais e Educação. Para além da palavra, o cinema, arte que agrega outras linguagens, foi o mediador das reflexões desenvolvidas na minha pesquisa de doutorado (USP) e a telecolaboração (Teletandem), mediada pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, para a internacionalização universitária, via intercâmbio acadêmico, linguístico e (inter)cultural entre brasileiros e argentinos possibilitou o meu Estágio de Pós-doutorado (como bolsista PNPD-CAPES-MEC) em Educação Contemporânea na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente, sou líder do Grupo de Pesquisa O Círculo de Bakhtin em Diálogo, que abarca as linhas de pesquisa i) Ideias bakhtinianas, ii) Observatório do Discurso da Política Externa Brasileira e, ii) TECLIN - Tecnologias, Culturas e Linguagens e sou membro do Centro de Estudos Avançados em Políticas Públicas e Governança; InviTe (Intercâmbio Virtual e Teletandem) e MOPRI - Mídia e Opinião Pública nas Relações Internacionais, todos cadastrados no diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq. Meus temas de interesse gravitam em torno da i) Análise Dialógica do Discurso; ii) O Círculo de Bakhtin em Diálogo; ii) Diplomacia Cultural e Políticas Linguísticas; iii) Política Externa Brasileira; iv) Linguística Aplicada: ensino-aprendizagem e mediação. 

Referências

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Publicado

2025-06-02

Como Citar

Oliveira, I. F. de A., Maciel, H. de S., & Souza, F. M. de . (2025). NENHUM ÁLIBI PARA O SER: atos e palavras em disputa no espaço público. Open Minds International Journal, 6(1), 65–79. https://doi.org/10.47180/omij.v6i1.338