PALAVRA, ENCONTRO E ALTERIDADE: um olhar bakhtiniano sobre o filme Central do Brasil e a formação docente no LEEI
DOI:
https://doi.org/10.47180/omij.v6i1.336Resumo
Este artigo analisa o filme Central do Brasil (1998) à luz dos conceitos bakhtinianos de dialogismo, polifonia e alteridade, com foco nas implicações para a formação docente no contexto do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI). A pesquisa adota uma abordagem qualitativa-interpretativa e utiliza como corpus cenas significativas do filme, particularmente as que envolvem o ato de escrita de cartas e a relação entre Dora e Josué, além das cartas autobiográficas escritas por participantes do programa. A análise evidencia como a transformação ética da personagem Dora revela o potencial da linguagem responsiva na constituição da subjetividade e da escuta pedagógica. As vozes presentes nas cartas do filme, diversas e socialmente marcadas, compõem um tecido discursivo polifônico que ecoa nos escritos dos professores em formação, reforçando o papel da palavra como instrumento de encontro, memória e reconhecimento. A discussão ressalta a importância da escuta ativa e da responsividade na prática educativa, em diálogo com os princípios do Círculo de Bakhtin. Conclui-se que tanto a obra cinematográfica quanto a experiência formativa contribuem para a construção de uma pedagogia dialógica e humanizadora, comprometida com a valorização da alteridade e com o papel ético-estético da linguagem na constituição de vínculos pedagógicos significativos.
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