Torto Arado: Retrato da Identidade Regional na Literatura Brasileira
DOI:
https://doi.org/10.47180/omij.v5i3.325Palavras-chave:
Regionalismo;, Torto Arado, Identidade Cultural, Literatura BrasileiraResumo
Neste trabalho exploraremos o papel do regionalismo e sua representação na literatura brasileira, com foco na obra Torto Arado de Itamar Vieira Junior. Este romance, vencedor do Prêmio LeYa em 2018, narra a vida de duas irmãs no sertão baiano e mergulha profundamente em questões relacionadas à relação com a terra, às tradições culturais e aos conflitos sociais. Nosso objetivo é analisar como a narrativa de Torto Arado revela elementos do regionalismo, destacando a relevância da região nordestina na construção da trama e dos personagens. Utilizando análises críticas e interpretações literárias, este trabalho busca proporcionar uma compreensão mais profunda da obra e do seu significado dentro do contexto do regionalismo na literatura brasileira. Fundamentando nossas discussões nas contribuições teóricas de Cândido (2006), Tamaru (2004) e Walnice Nogueira Galvão (2000).
Palavras-chave: Regionalismo; Torto Arado; Identidade Cultural; Literatura Brasileira.
Downloads
Referências
CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos (1750- 1880). 10ª ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.
GALVÃO, W. N. Anotações à margem do regionalismo. Literatura e Sociedade, São Paulo, n. 5, p. 44-55, 2000. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i5p44-55
TAMARU, Angela Harumi. A construção literária da mulher nordestina em Rachel de Queiroz. Universidade Estadual de Campinas: Instituto de Estudos da Linguagem. São Paulo, 2004.
VIEIRA JÚNIOR, Itamar. Torto arado. Todavia, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Open Minds International Journal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores declaram que qualquer trabalho apresentado, se aceito, não será publicado em outro meio/lugar, em inglês ou em qualquer outra língua, e inclusive por via eletrônica, salvo mencione expressamente que o trabalho foi originalmente publicado na Revista.