AS REPERCUSSÕES DAS TRANSFORMAÇÕES SOCIETÁRIAS CONTEMPORÂNEAS NA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO E SUA INFLEXÕES PARA O SIGILO PROFISSIONAL DOS/AS ASSISTENTES SOCIAIS NO ÂMBITO EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.47180/omij.v5i3.317Palavras-chave:
Serviço Social, Instrumentalidade, Sigilo profissional, Política de Educação, NeoliberalismoResumo
O Serviço Social, consolida-se na fase imperialista do capitalismo, surgindo como produto da burguesia para atender as demandas sociais postas pela luta de classes. Diante disso, a partir de uma abordagem qualitativa, com enfoque na pesquisa exploratória e na pesquisa bibliográfica, o artigo possui como objetivo analisar as transformações societárias contemporâneas que repercutem na Política de Educação, e como essas inflexões afetam o sigilo profissional das Assistentes Sociais no âmbito escolar. Para tanto, considerando a conjuntura do modo de produção capitalista da materialização do neoliberalismo no Brasil, discorremos sobre as contrarreformas que afetam a Política de Educação no país, e como afetam o fazer profissional das Assistentes Sociais no âmbito escolar, analisando a aplicação do sigilo profissional nesse contexto, com enfoque no Código de Ética do/a Assistentes Social de 1993 e a Resolução CFESS 493/2006. Ademais, discutiremos o processo de renovação do Serviço Social no Brasil, com ênfase na perspectiva de intenção de ruptura e seus efeitos sobre a compreensão do sigilo profissional como uma ferramenta essencial da profissão. Por fim, ressalta-se a importância do desenvolvimento de uma consciência crítica no Serviço Social, especialmente, no que diz respeito aos processos capitalistas que estruturam a sociedade contemporânea. Assim, o debate sobre o sigilo profissional é fundamental para entender a profissão e definir sua prática dentro da divisão do trabalho.
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