A MATEMÁTICA E O DESINTERESSE DOS ALUNOS NA ESCOLA ATUAL

Autores

  • Carlos Bruno Cândido da Silva Professor da Rede Pública Estadual do Estado de Pernambuco
  • Roseana Cavalcanti da Cunha Professora da Pós-Graduação e da Graduação do Centro Universitário UNIFACISA-FCM-Campina Grande-PB

DOI:

https://doi.org/10.47180/omij.v1i1.15

Palavras-chave:

Construção de Conhecimentos, Docentes, Planejamento Escolar

Resumo

A matemática por si só representa um papel fundamental na vida das pessoas, contribuindo para resolução de problemas, aplicações em trabalho, além de funcionar como instrumento para a construção de conhecimentos em outras áreas curriculares. Interfere também, na formação de capacidade intelectual, na estruturação do pensamento e na agilidade do raciocínio dedutivo do aluno. Neste sentido, o presente estudo objetivou analisar as dificuldades de aprendizagem na disciplina matemática no ensino médio. Levantando alguns dados que ajudem a entender o desinteresse pela matemática e identificar os motivos da reprovação em matemática. Assim, realizou-se uma pesquisa com os alunos, não sendo necessária sua identificação, a fim de esclarecer e compreender melhor algumas informações que foram coletadas. Observa-se que, alguns docentes relatam a falta de espaço físico próprio para a realização das atividades, a ausência de reagentes e materiais necessários, e uma deficitária preparação para este tipo de atividade como sendo os principais problemas para o aspecto citado. Portanto, o professor deve estar consciente da necessidade de estar com suas aulas sempre bem planejadas. Este planejamento irá deixá-lo com mais segurança e em condições de debater com seus alunos sobre o conteúdo desenvolvido, buscando um engajamento de todos na busca do conhecimento.

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Publicado

2020-07-01

Como Citar

Silva, C. B. C. da ., & Cunha, R. C. da. (2020). A MATEMÁTICA E O DESINTERESSE DOS ALUNOS NA ESCOLA ATUAL. Open Minds International Journal, 1(1), 36–46. https://doi.org/10.47180/omij.v1i1.15

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo