DIFICULDADES E PERSPECTIVAS DO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA DENTRO DO CONTEXTO DA ESCOLA PROFESSOR JOSÉ GONÇALVES DE QUEIROZ

Autores

  • Marconi da Silva Almeida IFPB
  • Ana Caroline Pereira da Silva IFPB

DOI:

https://doi.org/10.47180/omij.v2i1.98

Palavras-chave:

Ensino do Espanhol; Dificuldades; Perspectivas.

Resumo

Este trabalho surgiu de uma curiosidade que tivemos em saber quais as dificuldades e perspectivas do ensino de língua espanhola dentro do contexto da escola professor José Gonçalves de Queiroz na cidade de Sumé. É um estudo de caso que objetivou investigar, por meio da aplicação de dois questionários com perguntas objetivas e subjetivas, quais dificuldades e perspectivas que esses professores e alunos vivenciam em suas aulas de espanhol. Para analisar os dados e tomou-se por base os estudos de Cruz (2010), França (2017), Hauschild (2011), Santos (2013) e Viegas (2018), dentre outros os quais refletiram sobre a temática apresentada. O trabalho propõe-se a contribuir no sentido de refletir em como anda o ensino de espanhol diante do professor e dos alunos, no contexto do Ensino Médio e da escola pública.

 

Palavras-chave: Ensino do Espanhol; Dificuldades; Perspectivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Ofício do MEC reafirma proibição para contratação de docentes e técnicos nas IFE. Brasília: Fevereiro, 2020. Disponível em: <https://www.andes. org.br/conteudos/noticia /portaria-do-mEC-reafirma-proibicao-para-contrtacao-de-docentes-e-tecnicos-nas-iFE1>. Acesso em: 29/ 11/2020.

______. Portaria da Capes corta bolsas de diversos programas de pós-graduação. Brasília: Março, 2020. Disponível em: <https://www.andes.org.br/conteudos/noticia/portaria-da-capes-corta-bols as-de-diversos-programas-de-pos-graduacao1>. Acesso em: 29/11/2020.

CRUZ, N. S.. Ensino de Língua Espanhola no Ensino Médio. 2010. Disponível em: <https://www.webartigos.com /artigos/ensino-de-lingua-espanhola-no-ensino-medio/31146>. Acesso em: 29/09/2020.

CABO, I. L. P.. Metodologia do Ensino do Espanhol como Língua Estrangeira: Recursos e Actividades Didácticas. 2010. Disponível em: <https://ubibliorum.ubi.pt/bitstream/10400.6/18 00/1/Metodologia%20do%20Ensino%20do%20Espanhol%20como%20L%C3%ADngua%20Estrangeira%20-%20%20Recursos%20e%20Actividades%20Did%C3%A1cticas%20-%20%20Isabel%20Cabo.pdf> Acesso em: 18/10/2020.

DOUNIS, B. C.. A interação entre professores e alunos: suas relações com os saberes pedagógicos, os aspectos culturais e a influência sobre a aprendizagem. 2014. Disponível em: . Acesso em: 19/10/2020.

FRANÇA, S. S.. Desafios da Prática do Professor de Língua Espanhola no Brasil. 2017. Disponível em: . Acesso em: 13/09/ 2020.

FRANQUET, L. H.; TORQUATO, S. G.. O uso das metodologias ativas nas aulas de espanhol no nível fundamental: uma revisão integrativa. 2018. Disponível em: . Acesso em: 19/10/2020.

FERREIRA, C. C.; NOGUEIRA, S. R.. Superação das dificuldades em espanhol língua estrangeira mediada pelas múltiplas inteligências e estratégias de aprendizagem. 2011. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/setembro2011/espanhol_artigos/art_ferreira.pdf>Acesso em: 11/10/2020.

HAUSCHILD, C. B.. Qual a função da escola? 2011. Disponível em: <https://www.portal educacao.com.br/pedagogia/artigos/10318/qual-a-funcao-da-escola>. Acesso em: 13/09/2020.

LOPES, R. C. S.. A relação professor aluno e o processo ensino aprendizagem. 2009. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao. pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1534-8.pdf>. Acesso em: 11/10/2020.

MENDES, M. NUNES, M. A. C.. inglês ou espanhol? Quais os fatores que os alunos privilegiam na escolha de uma língua para o Enem? 2019. Disponível em: <http://www2.reitoria.uri.br/~ vivencias/Numero_028/artigos/pdf/Artigo_11.pdf>. Acesso em: 11/10/2020.

PEREIRA, L. C. A importância de aprender uma segunda língua. 2016. Disponível em: <https://www.infoescola.com/ educacao/a-importancia-de-aprender-uma-segunda-lingua/. Acesso em 29/11/2020.

PEDROSO, C.. A importância da língua estrangeira. 2010. Disponível em:

res.com.br/artigos/a-importancia-da-lingua-estrangeira>. Acesso em 29/11/2020.

SANTOS, M. P.. As Disciplinas de Língua Estrangeira Moderna no Currículo Escolar da Educação Básica na Atualidade: algumas reflexões. 2012. Disponível em: . Acesso em: 19/10/2020.

SANTOS, C. E. T.; BATISTA, L.. O. Interpretando as dificuldades e as facilidades de alunos de língua espanhola no curso de letras/espanhol com idade igual ou superior a 40. 2013. Disponível em: Acesso em: 09/10/2020.

SOUZA, T. Q.; OLIVEIRA, D. S.. A inclusão da língua espanhola na educação brasileira. 2010. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/ arquivos/File/2010/artigosteses/Lingua Espanhola/artigos/tassi_art.pdf. Acesso em: 18/10/2020.

SILVA, M. G.. A importância do ensino aprendizagem de espanhol como língua estrangeira: uma abordagem acerca da Lei nº 11.161 de 05 de agosto de 2005 e sua repercussão no ambiente escolar. 2012. Disponível em: <http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/1997/1/PDF%20-%20M%C3 %ADriam%20Guedes%20da%20Sil va.p>. Acesso em: 11/10/2020.

SOUZA, K. R.. Formação continuada de professores de língua espanhola: uma análise de um curso de atualização. 2017. Disponível em: <http://repositorio.ufla.br/jspui/bitstream/1/13443/2/DIS SERTA%C3%87%C3%83O_Forma%C3%A7%C3%A3o%20continuada%20de%20professores%20de%20l%C3%ADngua%20espanhola%3A%20uma%20an%C3%A1lise%20de%20um%20curso%20de%20atualiza%C3%A7%C3%A3o.pdf>. Acesso em: 11/10/ 2020.

VIEGAS, A.. Engajamento dos alunos. 2018. Disponível em: <https://www.somospar. com.br/ professor-e-aluno/>. Acesso em: 09/10/ 2020.

Downloads

Publicado

2021-04-19

Como Citar

Almeida, M. da S., & Silva, A. C. P. da. (2021). DIFICULDADES E PERSPECTIVAS DO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA DENTRO DO CONTEXTO DA ESCOLA PROFESSOR JOSÉ GONÇALVES DE QUEIROZ. Open Minds International Journal, 2(1), 101–115. https://doi.org/10.47180/omij.v2i1.98